Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Filho pode ter em sua certidão de nascimento o registro de dupla maternidade

    há 4 anos

    O juiz de Direito Caio Cesar Melluso, da 2ª vara da Família e das Sucessões de São Carlos/SP, determinou que um casal homoafetivo pudesse registrar a dupla maternidade na certidão de nascimento do filho. Nesse sentido, as mulheres, que são legalmente casadas, realizaram inseminação com material genético doado por pessoa anônima.

    O juiz determinou que conste o nome das duas mães na certidão de nascimento do filho e que o documento seja adequado para constar o nome dos avós sem distinção de ascendência materna ou paterna.

    Ao decidir sobre a questão, o magistrado destacou que os interesses da criança e do casal devem ser preservados e garantidos de acordo com os princípios norteadores que regem as relações de família, de forma que seja possível assegurar os direitos constitucionais e previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Ademais, ressaltou que é pacífico no ordenamento jurídico brasileiro e na jurisprudência que um casal homoafetivo pode constituir uma entidade familiar protegida pela lei.

    Importante registrar que o avanço progressista da sociedade transforma as relações sociais encontradas dentro dela, de forma que a concepção de família evolua da mesma forma que a sociedade a faz, possibilitando, portanto, a presença de diversos tipos de famílias com a respectiva tutela legal.

    Por fim, insta salientar que o Direito de Família está em constante evolução por conta dos avanços sociais oriundos às novas relações encontradas na sociedade, nesse sentido, a decisão cirúrgica do magistrado ao estabelecer que o casal possa registrar dupla maternidade na certidão de nascimento do filho, acompanha os novos moldes sociais e de família, de forma que demonstre que o Estado se preocupa em garantir a tutela jurisdicional para todos que precisarem.

    Assuntos como esses são de suma importância para um advogado engajado aos temas cotidianos, ainda mais por estarmos vivendo transformações jurídicas decorrentes de uma pandemia que traz diversos abalos. Assim, a EBRADI oferece cursos de Pós-Graduação Digital, incentivando e fomentando o ensino de qualidade, mesmo sem sair de casa, pois um advogado preparado para lidar com questões cotidianas deve, primeiramente, formar uma base de conhecimento sólida, com profissionais especializados no assunto.

    Por esse motivo, fique por dentro de todas as notícias trazidas pela EBRADI acerca de assuntos da área de Família e Sucessões, a qual tem um curso de Pós-Graduação Digital em Direito de Família e Sucessões, com uma estrutura educacional de acordo com a demanda social, tendo o propósito de compartilhar o conhecimento da melhor forma possível.

    • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
    • Publicações493
    • Seguidores2874
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações390
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filho-pode-ter-em-sua-certidao-de-nascimento-o-registro-de-dupla-maternidade/919284127

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)