Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Poder Judiciário: ações para assegurar o fornecimento de equipamentos e medicamentos durante a pandemia

    há 4 anos

    O Estado do Amapá já contabiliza com mais de 7 mil infectados pelo novo coronavírus e mais de 180 mortes em todo o território.

    Por conta disso, o Poder Judiciário reconhece sua necessidade de intervenção, e os juízes do Amapá estão proferindo decisões judiciais que asseguram o fornecimento de equipamentos, materiais e medicamentos durante esse momento de calamidade pública.

    A juíza Alaíde Maria de Paula, da 4ª vara da Fazenda Pública de Macapá/AP, concedeu uma liminar que determina uma empresa de órteses, próteses e materiais especiais a continuar fornecendo tais materiais, mesmo com a inadimplência do Estado.

    A magistrada sustenta que:

    "a inadimplência do poder público não é motivo, por si só, idôneo para que os serviços sejam interrompidos, unilateralmente, pela empresa com a Administração Pública contratou, mormente considerando o risco à população envolvido no caso em tela".

    Em outro caso, o juiz Roberval Pantoja Pacheco, de Macapá, concedeu liminar que obriga o Estado a fornecer sedativos para um paciente que se encontra na UTI, em estado grave, por conta do novo coronavírus.

    O magistrado sustentou que o estado de saúde dos infectados pelo novo covid-19 é de extrema gravidade e urgência e, por conta disso, o Estado deve fornecer os medicamentos e materiais necessários aqueles que precisam.

    Fora das decisões judiciais, a seccional da OAB do Amapá também está agindo no combate contra o novo coronavírus, adotando ações humanitárias para garantir auxílio aos povos indígenas, solicitando à Funai atendimento médico e cestas básicas às aldeias. Além de conseguir, por meio de suas Comissões, dezenas de transferências de pacientes que estavam em postos de saúde para os Centros Especializados no tratamento do novo coronavírus.

    Por fim, vale ressaltar que o Estado está passando por um momento de calamidade pública, sendo necessário a compreensão e auxílio de todos. Ademais, destaca-se que caso não seja fornecido os materiais necessários ao Estado, esse poderá entrar em colapso e gerar um caos na prestação de serviços essenciais e contínuos.

    Assuntos como esses são de suma importância para um advogado engajado aos temas cotidianos, ainda mais por estarmos vivendo transformações jurídicas decorrentes de uma pandemia que traz diversos abalos. Assim, a EBRADI oferece pós-graduação digital, incentivando e fomentando o ensino de qualidade, mesmo sem sair de casa, pois um advogado preparado para lidar com questões cotidianas deve, primeiramente, formar uma base de conhecimento sólida, com profissionais especializados no assunto.

    Por esse motivo, fique por dentro de todas as notícias trazidas pela EBRADI acerca de assuntos da área cível, a qual tem um curso de Pós-Graduação Online em Advocacia Cível, com uma estrutura educacional de acordo com a demanda social, tendo o propósito de compartilhar o conhecimento da melhor forma possível.

    • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
    • Publicações493
    • Seguidores2874
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações196
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/poder-judiciario-acoes-para-assegurar-o-fornecimento-de-equipamentos-e-medicamentos-durante-a-pandemia/852797896

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)