Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ reabre investigação de paternidade em caso suspeito de fraude

    há 4 anos

    A Corte Superior entendeu que o enunciado da súmula 301 não pode ser considerado absoluto e deve ser relativizado, pois, de acordo com a ministra relatora Nancy Andrighi: “maior do que o direito de um filho de ter um pai é o direito de um filho saber quem é seu pai”.

    Tal entendimento foi proferido na quarta-feira, dia 13/05/2020, em julgamento na 2ª seção do STJ. O colegiado acompanhou a relatora para anular a sentença que extinguiu ação de paternidade sem resolução do mérito.

    O reclamante sustentou que o juízo de 1º grau extinguiu a ação sem resolução do mérito devido ao não comparecimento do herdeiro necessário, entretanto, o reclamante argumenta que houve a incidência de fraude no exame realizado há 25 anos.

    Ao julgar o caso, a ministra Nancy Andrighi sustentou que há nítida dificuldade em se comprovar uma ocorrência de fraude há 25 anos e por isso não deve ser exigido do reclamante prova clara e convincente, razão pela qual concluiu que é admissível e compreensível a sustentação apresentada pelo reclamante.

    Ademais, a relatora argumentou que as partes negam de modo injustificado a fornecer o material biológico para nova realização do teste do DNA. Em consequência disso, impõe-se a cassação da sentença para que seja, mais uma vez, esgotada a atividade instrutória quanto à filiação biológica do reclamante, inclusive, informando que, o julgador, se necessário, deverá adotar medidas cabíveis coercitivas autorizadas pelo art. 139 do Código de Processo Civil.

    Para Nancy, tais medidas devem ser previstas também para os irmãos do falecido, visto que há o entendimento doutrinário sobre a necessidade de ressignificação do conceito de legitimidade processual.

    Todavia, o ministro Raul Araújo entendeu que terceiros que não participam da lide não poderiam sofrer tais medidas previstas.

    Por fim, com tal entendimento, deve-se reabrir e esgotar toda a fase instrutória para investigar a alegação de fraude no primeiro exame de DNA.

    Assuntos como esses são de suma importância para um advogado engajado aos temas cotidianos, ainda mais por estarmos vivendo transformações jurídicas decorrentes de uma pandemia que traz diversos abalos. Por esse motivo, a EBRADI oferece a Pós-Graduação Digital em Direito de Família e Sucessões, incentivando e fomentando o ensino de qualidade, mesmo sem sair de casa, pois um advogado preparado para lidar com questões cotidianas deve, primeiramente, formar uma base de conhecimento sólida, com profissionais especializados no assunto.

    • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
    • Publicações493
    • Seguidores2876
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações294
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-reabre-investigacao-de-paternidade-em-caso-suspeito-de-fraude/845222315

    Informações relacionadas

    Autorizada realização de contraprova para exame de DNA feito em laboratório privado

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Qual a diferença entre legitimidade para a causa e legitimidade para o processo? - Marcelo Alonso

    Jeferson Cabral, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Tutela Cautelar em Caráter Antecedente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)