Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Recusa administrativa não é requisito para inclusão judicial no cadastro de inadimplentes

há 4 anos

Em sede de 1º grau, um magistrado decidiu, em fase de cumprimento de sentença, que o pedido de inscrição do nome do executado no cadastro de inadimplentes seria indeferido, argumentando que a medida é de iniciativa exclusiva do credor.

Todavia, foi interposto recurso contra essa decisão, mediante um agravo de instrumento interposto pela empresa. No conhecimento do TJ/PR, a decisão foi mantida, levando em consideração que o acionamento dessa prática de inscrever o nome do devedor somente terá eficácia e justificativa se for comprovada a efetiva recusa do pedido administrativo realizado pelo credor.

Na instância superior, o Ministro Marco Aurélio Bellizze, ressaltou que a inclusão do nome do devedor nesses cadastros é considerada uma medida típica, mas não pode ser realizada de ofício pelo magistrado, pois depende de requerimento da parte.

Ainda assim, dispôs do entendimento que o TJ/PR, ao prolatar essa decisão, não se embasou em artigos normativos, tendo em vista que esse posicionamento não é previsto em lei. Assim, não existem impedimentos para que o credor possa requerer diretamente essa inclusão à gestora do cadastro de restrição, bem como não existe empecilho em requerer essa prática pelas vias judiciais.

Por fim, Bellizze concordou com a volta do processo aos autos, para que o Tribunal de Justiça reanalise o contexto do caso fático, avaliando a indispensabilidade da inscrição e a probabilidade de pagamento da dívida.

1) Devedores Inadimplentes

O cadastro de inadimplentes é uma forma do credor inserir o nome do devedor em uma plataforma, que contém informações pessoais e objetivas da pessoa que está com uma dívida em aberto. Além de servir como um banco de dados, esse é um instrumento público e compartilhado, abrangendo pessoas físicas e pessoas jurídicas, com a respectiva indicação sobre qual débito se trata a inclusão no cadastro.

Já no setor público, as dívidas tributárias podem ser atestadas com uma Certidão de Dívida Ativa (CDA), que prova a liquidez de um débito tributário, que poderá ser revertida em um título executivo extrajudicial, após uma série de requisitos. Além disso, ele é um título formal, devendo conter a ampla especificação das informações da pessoa devedora.

As questões tributárias possuem um rol de estudo extremamente abrangente, tendo conexões com diversas áreas do direito, e, para um advogado, torna-se difícil a compreensão dessas diretrizes sem um estudo embasado e fundamentado. Assim, a Pós-Graduação em Advocacia Tributária da EBRADI, que tem como patrono Ives Gandra Martins, um dos mais renomados tributaristas do Brasil, oferece um curso que traz ao profissional do futuro a expertise no assunto tratado.

A continuação dos estudos é imprescindível para os operadores do direito, justamente porque, com as mais diversas matérias e inovações legislativas, o advogado deverá acompanhar e se atualizar nas novas tendências de mercado.

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2876
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações205
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recusa-administrativa-nao-e-requisito-para-inclusao-judicial-no-cadastro-de-inadimplentes/817528856

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)