Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Alteração na L. 9.099/95: contagem do prazo em dias úteis

Lei nº 13.728, de 31 de outubro de 2018 acabou com a dúvida, surgida com a vigência do CPC/15, acerca da contagem dos prazos no âmbito dos juizados especiais.

há 5 anos

Hoje, 01 de novembro de 2018, foi publicado, no Diário Oficial da União, o texto da Lei nº 13.728, de 31 de outubro de 2018 que altera a Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, para estabelecer que na contagem de prazo para a prática de qualquer ato processual, inclusive para a interposição de recursos, serão computados somente os dias úteis.

Nesse sentido, a Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, passa a vigorar acrescida do art. 12-A que prescreve: na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, para a prática de qualquer ato processual, inclusive para a interposição de recursos, computar-se-ão somente os dias úteis.

Assim, a Lei nº 13.728, de 31 de outubro de 2018 acabou com a dúvida, surgida com a vigência do CPC/15, acerca da contagem dos prazos no âmbito dos juizados especiais.

  • Qual sua opinião sobre o assunto?

Conheça nossa Pós-graduação em Direito Processual Civil Aplicado, que conta com Paulo Henrique Dos Santos Lucon como Patrono Regente.

O poder de transformação e conquista de seus objetivos está em você e a EBRADI está comprometida em direcioná-lo em sua carreira. Nossa metodologia une conteúdo de alta qualidade, tecnologia de ponta e serviços que permitem o ensino completo a distância com aproveitamento total do seu potencial de aprendizagem.

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6344
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alteracao-na-l-9099-95-contagem-do-prazo-em-dias-uteis/643877431

Informações relacionadas

Johnathan Lamounier, Advogado
Artigoshá 7 anos

[Modelo] Contrarrazões de recurso inominado - NCPC

Cuidado com o início da contagem do prazo de contestação no procedimento comum do CPC/15

Salomão Viana, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 7 anos

As 5 situações de início do prazo para contestar no procedimento comum do novo CPC

Karolina de Assis O Zordan, Advogado
Artigoshá 4 anos

Prazos no Processo Penal

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Alteração importante para fins de uniformizar a prática dos atos judiciais. Acredito que ajudará os colegas advogados melhorando a fluidez e organização dos seus trabalhos. continuar lendo

Importante conquista da classe! Mais uma vez, foi necessária a edição de lei para a uniformização dos prazos judicias em dias úteis nos procedimentos atinentes ao Juizado Especial, o qual encontrava obstáculo tão-somente na interpretação equivocada dos juízes. continuar lendo

Achei ótimo! Poderiam uniformizar, inclusive, a maneira de se contar os prazos, por exemplo, excluindo o dia do começo e incluindo do dia vencimento para toda a legislação. continuar lendo

Concordo plenamente. continuar lendo

Compartilho minha opinião sobre o tema.
https://vandersonssouza.jusbrasil.com.br/artigos/643878968/a-contagem-dos-prazos-em-dias-uteis-tambem-se-aplica-aos-juizados-especiais-civeis-federaiseda-fazenda-pública continuar lendo