Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Conheça todos os ex-presidentes da República que já foram presos

Conheça um pouco sobre a trajetória política do Brasil.

há 6 anos

Hermes da Fonseca

A República Velha teve seus momentos de tensão com a prisão de Hermes da Fonseca, que governou o país de 1910 a 1914.

Em junho de 1922, o Governo Federal interveio na eleição estadual de Pernambuco, sendo duramente criticado por Hermes da Fonseca, na ocasião presidente do Clube Militar.

Por conta disso, foi ordenada a prisão de Hermes e o fechamento por seis meses do Clube, na data de 2 de julho de 1922.

Arthur Bernardes

Dois anos após a Revolução de 1930, o ex-presidente Arthur Bernardes, que havia dirigido o país entre 1922 e 1926, também se transformaria em alvo.

Após a eclosão da Revolução Constitucionalista de julho de 1932, em São Paulo, Bernardes foi preso em 23 setembro de 1932, em Araponga, Município próximo a Viçosa, tentando fazer um levante em Minas Gerais em apoio ao Movimento Paulista.

Washington Luís

No dia 24 de outubro de 1930, o presidente cujo lema era "governar o país e abrir estradas" foi deposto e preso pelas Forças Armadas.

Washington Luís foi acusado de ordenar o assassinato de João Pessoa, candidato da chapa da Aliança Liberal à vice-presidência. À época, o clima era tenso em virtude das eleições que ocorreram em 1º de março de 1930.

Júlio Prestes havia saído vitorioso, mas a Aliança Liberal acusou o pleito eleitoral de ser fraudulento.

A responsabilidade pela morte de João Pessoa foi atribuída ao Governo Federal e Washington Luís foi o primeiro presidente brasileiro preso durante o mandato, tendo o forte de Copacabana como seu singelo lar compulsório.

Com a deposição e prisão do ex-presidente uma nova revolução estaria à vista: a revolução de 30 que trouxe Getúlio Vargas ao poder.

João Fernandes Café Filho

Café Filho foi o presidente que assumiu o poder depois do suicídio de Getúlio Vargas, mas não permaneceu por muito tempo nele. O ex-presidente teve complicações de saúde em 1955 e teve de se afastar do cargo.

Entretanto, quando teve alta, Café Filho viu sua casa cercada pelo exército, que o impediu de voltar ao catete. Seu cárcere foi sua própria casa e o antigo presidente já não mais voltaria a exercer seu cargo.

Um movimento político contrário ao de Café Filho pediu ao Congresso a renúncia do presidente Carlos Luz, que ocupou o lugar dele enquanto estava afastado, e o impedimento de Café Filho de retornar ao cargo.

Não obstante, tempo depois, o Supremo Tribunal Federal confirmou o pedido.

Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek também passou pelo constrangimento da detenção, após conduzir o Brasil entre 1956 e 1961. Com o golpe de 64 que depôs o presidente João Goulart, JK teve os seus direitos políticos cassados por dez anos.

O endurecimento da Ditadura Militar, após a edição do AI-5, em 13 de dezembro de 1968, levou Juscelino a ser preso e levado para um quartel, em Niterói, na mesma noite da decretação do Ato Institucional, quando saía do Teatro Municipal do Rio, onde fora paraninfo de uma turma de Engenharia.

O poder de transformação e conquista de seus objetivos está em você e a EBRADI está comprometida em direcioná-lo em sua carreira. Nossa metodologia une conteúdo de alta qualidade, tecnologia de ponta e serviços que permitem o ensino completo a distância com aproveitamento total do seu potencial de aprendizagem.

Fontes: OGlobo e Migalhas

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2876
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16811
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-todos-os-ex-presidentes-da-republica-que-ja-foram-presos/559552027

Informações relacionadas

Anajarino Júnior, Advogado
Artigoshá 2 anos

Afinal, o ex-presidente Lula foi inocentado judicialmente ou não?

Galvão & Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 9 meses

Crimes Hediondos: O que são, lista atualizada e punições previstas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Seção III. Da Responsabilidade do Presidente da República

Pedro Militão, Advogado
Artigoshá 4 anos

Estado de Calamidade: conceito, efeitos e distinções entre os estados de excepcionalidade

Inquérito detalha ação de Dilma durante a ditadura em Minas

22 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nossa!!!!!! Que saudade da 7ª série. Cada semana estudávamos um dos presidentes da República. O ano todo foi só esse o tema. Acho que passei com 100 naquele ano. Obrigada por compartilhar nossa História. Voltando a Lularápio, vale lembrar que os demais aí foram presos políticos. Esse atual ex presidente futuro preso (será?) inaugurou a lista dos condenados por crimes comuns. continuar lendo

História, OSPB, ou Moral e Cívica. Sempre havia a preocupação de inserções históricas nos currículos escolares, analisando as interações sociais, geográficas e históricas dos fatos.
Por isso que sorrio quando algum menino nos manda estudar história. continuar lendo

Como tu es beirinha... continuar lendo

Acreditar que Lula roubou alguma coisa só não é hilário por demonstrar uma incrível falta de conhecimento político. continuar lendo

Pior é que tem gente que acha que politicagem é a mesma coisa que política. Afffffff E pior. Acha normal ainda. continuar lendo

Tudo bem, Christina Morais? Espero que sim !
Olha, o MEC de antigamente tinha outra função, e, embora seja possível precisar desde quando, é contraproducente fazê-lo para a exposição nesse espaço, visto tratar-se de cansativa pesquisa.
A atenção da parte maior dos brasileiros se perde dentre as ofertas condicionantes que a Globosta e todas as mídias oferecem- são o pão e a diversão que a antiga Roma priorizava pra anestesiar o ignorante povo. A falência da competência do MEC brasileiro, segundo interesses estadunidense, europeu e asiático, é a garantia de manter na ignorância a população brasileira. Do mais, é não ter de passar pelo constrangimento da inquirição pela ONU e a opinião mundial, se invadissem e tomassem tudo.
Mas nem têm de fazer isso, pois de há muito estão se servindo de nossas riquezas, antes de incontáveis etnias, os ingênuos nativos e pacíficas civilizações. Exterminados e espoliados pelos europeus. Que nojo !!! continuar lendo

Luladrão vai ser o primeiro a ser preso por ser corrupto, Temer também esta na fila pra ir fazer companhia a ele no futuro, os do passado foram presos políticos ou perseguidos pelo sistema vigente. continuar lendo

Acho que esse texto, deveria ser usado com paradigma, no julgamento do Habeas Corpus do LULA, no STF, no dia 4 de abril de 2018. Pois assim, seria fato notório, para não se asseverar, que LULA, seria o ex presidente, que estaria sofrendo perseguição política ou qualquer outro tipo de privação. O Supremo Tribunal Federal, não deve usar qualquer manobra para modular decisões anteriores, já sumuladas, para beneficiar qualquer fulano, ou político importante. O Supremo Tribunal Federal, tem que ser firme como na decisão mantida pelo TRF 4, nos Embargos de Declaração. Os suspeitos de beneficiar os poderosos, São àqueles que querem o atraso e uma justiça pequena, longe dos olhos da Deusa Thémis, ou seja, longe de uma Justiça maiúscula e Edificante. continuar lendo

Se você se desse o trabalho de ao menos ler três normas jurídicas, elementares, possivelmente, inferiria que em verdade, o STF não tem a prerrogativa de reescrever a Carta Magna, nem outros dispositivos legais, pois não é poder legiferante.
Constituição Federal, Art. , LVII;
Código de Processo Penal, art. 283;
Lei de Execução Penal, art. 105. continuar lendo

kkkkkkkkkkkk Esse José Oliveira é uma piada mesmo... Será que o próprio se deu o trabalho de ler TODO o citado o art. 283 do CPP? Ou TODO o art. 105 da LEP? Todo ele? Afff... Ou mesmo o caput do art. 5º da CF? Enfim, a lei é para todos e todos são iguais perante a lei. Será que Lula não é gente? É melhor que todos em que sentido exatamente? Se outros podem ser presos antes da fase de execução, porque ele não? Me explica aí Arnaldo. continuar lendo

Excelente matéria. continuar lendo