Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Gilmar Mendes: prisão em 2ª instância deve ser analisada caso a caso

Ministro do STF denegou o HC coletivo.

há 6 anos

Na última segunda-feira (19/03), o ministro do Supre Tribunal Federal, Gilmar Mendes, denegou a ordem de habeas corpus coletivo, restando prejudicada a análise da liminar, impetrado por Francisco Xavier Torres e outros, em favor de:

“todos os cidadãos que se encontram presos, e os que estão na iminência de serem, para fins de execução provisória de pena, decorrente de condenação confirmada em segundo grau.”

Os advogados apontaram como autoridade coatora a Excelentíssima Senhora Ministra Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Não obstante, os impetrantes alegaram que os pacientes estariam sofrendo constrangimento ilegal, em razão de omissão da ministra presidente no sentido de colocar em pauta as ADCs 43 e 44, que versam sobre o encarceramento antes do trânsito em julgado de decisão condenatória em segunda instância.

Sustentam, ainda, a possibilidade de impetração de writ em caráter coletivo diretamente no STF, citando o HC 143.641/SP como jurisprudência que inaugurou essa autorização.

Por sua vez, Gilmar Mendes afirmou em sua decisão que a execução provisória da pena representa um tema bastante divergente e deveras robusto, salientando:

"A não inclusão em pauta não é razão para amparar a concessão de ordem genérica de habeas corpus para a liberação de todas as pessoas que estejam presas em razão da possibilidade de execução antecipada da pena, bem como para impedir que se determinem novos encarceramentos em tais situações."

Por fim, ressaltou o grau genérico da pretensão, haja vista a necessária análise da questão em cada caso concreto.

O poder de transformação e conquista de seus objetivos está em você e a EBRADI está comprometida em direcioná-lo em sua carreira. Nossa metodologia une conteúdo de alta qualidade, tecnologia de ponta e serviços que permitem o ensino completo a distância com aproveitamento total do seu potencial de aprendizagem.

Fonte: HC 154322 / DF

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1483
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gilmar-mendes-prisao-em-2-instancia-deve-ser-analisada-caso-a-caso/557942454

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se muda jurisprudência de acordo com o réu... continuar lendo

Análise caso a caso:

Vistos, etc.
Intime-se o réu para juntar aos autos o seu imposto de renda.
Desde já, caso a declaração qualifique-o como pobre segundo parâmetros do IBGE, expeça-se o competente mandado de prisão.
Se a declaração informar renda incompatível com pobreza, tornem os autos conclusos. continuar lendo

Kkkkkkkkkk....esta é a realidade de nossa justiça, que não é cega, quando se trata do paciente que tem dinheiro para impetrar Habeas Corpus nos tribunais e, principalmente, no STF. continuar lendo

Artigo retrata bem a cara de canalha!
Valor de cada caso conforme a compensação imediata que irão receber.
Mas pela alma e justiça de Luis R. Barroso e Cármen Lúcia, que fazem pelo bem da sociedade: JUSTIÇA.
Nada além, apenas seus trabalhos nos moldes da transparência, honestidade e comprometimento.

Att. Carlos Eduardo Vanin continuar lendo

Você , apaixonado político , devia antes ler a constituição e mudá-la antes de dar esta opinião esdrúxula e sem fundamento legal . Não é o frito de pessoas como você que deve ditar o comportamento dos Tribunais . continuar lendo

Digo : Não é o grito de pessoas radicais como você que deve nortear o comportamento dos tribunais , porque vivemos em um regime democrático e todos têm o direito de defesa. continuar lendo

Ok, sou muito radical! Mas sou eternamente grato aos meus preceitos.
Aliás conheço bem a Constituição. Você deve saber bem:
- Direito de defesa, que é um dos direitos constitucionais, mas que não pode ser confundindo com artimanhas de protelação processual. kkkkkkkkkk
Muito fraco seu ataque sem fundamento.

Att. Carlos Eduardo Vanin continuar lendo

Concordo, ministro.
Se for da "turma", não pode.
Se for contra a "turma" pode.
Se for um sujeito qualquer, pode sempre. continuar lendo