Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Renovar CNH vai ficar mais difícil a partir de junho

A Resolução 726/18 apresenta mudanças significativas.

há 6 anos

Publicada no dia 08/03, no Diário Oficial da União, a Resolução 726/18 substitui a Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A nova Resolução apresenta mudanças significativas para o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos, para a realização dos exames, para a expedição de documentos de habilitação, para os cursos de formação de condutores, especializados e de reciclagem.

Contudo, a maior mudança está no curso de reciclagem. O curso de reciclagem permite ao condutor penalizado por infrações - as quais contribuíram com a suspensão de suas respectivas Carteira Nacional de Habilitação (CNH) -, a normalização de sua suspensão.

Confira o que mudará!

Segundo à Resolução antiga, só quem estava com a CNH vencida há mais de cinco anos precisava passar por um curso de atualização ou aperfeiçoamento. Agora, a exigência será obrigatória para todos que forem renovar a CNH.

Nessa toada, o curso, com 10 horas-aula, poderá ser feito em entidades credenciadas no Detran no mesmo Estado onde a CNH será renovada, ou por ensino à distância.

O exame teórico é parecido ao da primeira habilitação: terá 30 questões que deverão ser respondidas em uma hora. A taxa mínima de acerto para aprovação é de 21 questões.

Vale salientar que as novas regras entram em vigor a partir de junho deste ano, 90 dias após a publicação da norma no Diário Oficial da União.

Segundo o texto, ainda é necessário que o condutor se submeta a exames de aptidão física e mental, para renovação nas categorias A e B, ou seja, de moto e carro, respectivamente.

Por padrão, o exame de aptidão física e mental deverá ser renovado a cada cinco anos, ou a cada três para motoristas com mais de 65 anos de idade, mas esse prazo pode mudar.

“Quando houver indícios de deficiência física, mental, ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, o prazo de validade do Exame de Aptidão Física e Mental poderá ser diminuído a critério do médico perito examinador”.

Por sua vez, nas categorias C, D e/ou E, além dos exames de aptidão, os motoristas também deverão fazer um teste toxicológico de “larga janela de detecção”.

Destarte, quem usa a condução para trabalho ainda terá que fazer uma avaliação psicológica, cujos resultados devem constar no campo de observações da CNH.

O poder de transformação e conquista de seus objetivos está em você e a EBRADI está comprometida em direcioná-lo em sua carreira. Nossa metodologia une conteúdo de alta qualidade, tecnologia de ponta e serviços que permitem o ensino completo a distância com aproveitamento total do seu potencial de aprendizagem.

Fonte: EXAME

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2876
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2012
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renovar-cnh-vai-ficar-mais-dificil-a-partir-de-junho/556833696

Informações relacionadas

Atualização Direito, Advogado
Artigoshá 6 anos

Cancelada resolução que exigia curso para renovar CNH

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mais um absurdo! Isso não tem nada de moralização do tráfego de veículos. O que eles querem é arrecadar. A sociedade tem que reagir a essa "B U R R O C R A C I A". Vamos às liminares contra mais esse verdadeiro abuso de autoridade. continuar lendo

Nada de positivo! continuar lendo

Isso significa q ficará mais caro a renovação, 1 um absurdo o valor da renovação e ainda vem mais Essa. Sem saída pra esse país. continuar lendo

Mais uma forma de tirar dinheiro do povo. não cehga a crise, é só o que sabem criar, mais problemas, Ate hoje tudo funcionou direitinho, excetuando-se aqueles irresponsáveis pelo uso de bebidas alcoolicas ou drogas, os quais ja possuem penalização financeira e atualmente uma penalização criminal para os que infringirem a lei. continuar lendo