Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Passaporte de Lula é apreendido, por risco concreto de fuga

Justiça Federal determinou que Lula entregasse o passaporte à Polícia Federal

há 6 anos

O juiz federal Ricardo Leite, atual responsável pela 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva entregasse seu passaporte à Polícia Federal, ficando, assim, impedido de deixar o país.

O advogado do petista, Cristiano Zanin Martins, cumprindo a decisão, entregou o referido documento hoje, 26/01/2017, às 10h30 na sede da Polícia Federal.

A decisão se deu no âmbito da ação penal decorrente da Operação Zelotes em que Lula é réu pela prática dos supostos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em razão da compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira, cuja transação culminou no recebimento de mais de R$ 2,5 milhões para beneficiar a empresa.

O Ministério Público Federal fundamentou seu pedido no fato de que Lula a qualquer momento poderá começar a cumprir pena em razão da condenação ocorrida no caso de tríplex, de modo a existir risco concreto de fuga do país.

A decisão revela medida cautelar pessoal diversa da prisão, cujo fundamento se encontra no artigo 320 do Código de Processo Penal, in verbis: a proibição de ausentar-se do País será comunicada pelo juiz às autoridades encarregadas de fiscalizar as saídas do território nacional, intimando-se o indiciado ou acusado para entregar o passaporte, no prazo de 24 horas.

  • Qual sua opinião sobre o caso?

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1068
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/passaporte-de-lula-e-apreendido-por-risco-concreto-de-fuga/538868083

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Por incitar a desobediência civil, nada irá acontecer a Lula?
E as ameaças do líder do MST?
Só iremos assistir a isso? continuar lendo

José Roberto,

Estamos assistindo a derrocada total da justiça. Mesmo sendo condenado por unanimidade, essa praga continua a nos assombrar.

A justiça é a mesma para todos; bem não da mesma forma.

Essa história esta "dando náuseas em abutre". continuar lendo

Acho muito engraçado. O ex-presidente Lula jamais fugiria, ainda mais para a Etiópia, não lhes parece? continuar lendo

De onde veio a certeza do Jamais?
Etiópia não é o fim do mundo. É apenas mais um lugar dentro dele. continuar lendo

Claro que não, apenas pedir asilo político. continuar lendo

Julia Nogueira..parece sim que Ele irá fugir...ninguém sabe o que acontece de verdade...só o que o Sr. Lula diz...o Sr. Lula diz que falam que é tudo mentira mas nada de concreto o mesmo mostra...ficando a dúvida...se o Sr. Lula não tem nada a temer o que importa uma palestra em algum lugar do mundo, se ao provar sua inocência o mesmo poderá, talvez, ser aclamado Presidente dessa República... um ditado tão comum prevalece..."Quem não deve, não teme"....é esperar pra ver... continuar lendo

Prezado Vicente Augusto,

Agradecemos a participação.

Cordialmente,
Equipe EBRADI. continuar lendo

Um sujeito desse deveria está preso, não entendo isso. continuar lendo

Prezado Dudu Star,,

Agradecemos a participação.

Cordialmente,
Equipe EBRADI. continuar lendo