Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Juiz suspende nomeação para o Ministério do Trabalho

Foi cancelada a posse agendada para o dia 09/01.

há 6 anos

Na última segunda-feira (08/01), o Juiz Federal, Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª vara de Niterói/RJ, concedeu medida liminar inaudita altera parte em sede de Ação Popular, suspendendo a eficácia do decreto que nomeou Cristiane Brasil Francisco (PTB-RJ) para o posto de Ministra do Trabalho.

Dessa forma, foi cancelada a posse agendada para o dia 09/01, até segunda determinação do juízo, ao passo que fora fixado multa de R$ 500 mil para cada agente que descumprir a presente decisão.

Os autores dessa ação alegam que é inadmissível e incompatível com os princípios da Administração Pública que a indicada ao Ministério do Trabalho seja uma pessoa que praticou graves violações das leis trabalhistas, flagradas e comprovadas em pelo menos 02 (duas) demandas judiciais.

Vale pontuar que a Lei nº 9.784/99 prevê o princípio da moralidade em seu art. , caput, como um dos princípios a que se obriga a Administração Pública; e, no parágrafo único, inciso IV, exige “atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé”, com referência evidente aos principais aspectos da moralidade administrativa.

Além disso, a EC de Revisão nº 4, de 1994, alterou o § 9º do art. 14 da CF para colocar a probidade administrativa e a moralidade para o exercício do mandato como objetivos a serem alcançados pela Lei que estabelecer os casos de inelegibilidade.

Diante disso, a AGU já interpôs recurso contra a liminar no TRF da 2ª região, socorrendo-se ao Supremo Tribunal Federal para que a situação seja revertida.

Resta evidente que o fato possibilita o aparecimento de inúmeros argumentos favoráveis ou desfavoráveis a decisão proferida pelo magistrado.

Posto isso, qual é a sua opinião?

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações982
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-suspende-nomeacao-para-o-ministerio-do-trabalho/534662162

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 8 meses

Supremo Tribunal Federal STF - ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL: ADPF 964 DF

Notíciashá 8 anos

Temer não poderá nomear ministros, caso Dilma se afaste para defesa

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Judiciário Extrapolou! Interferências entre os poderes dessa forma não pode existir! continuar lendo

cara Angela, a política do jeito que se encontra, vendida, pode-se tudo! continuar lendo

Gente descarada! Ainda quer ser Ministra? Só no Brasil. continuar lendo

Carlo Henrique, não é apenas no Brasil, os norteamericanos estão executando golpes em vários países. Paraguai, Argentina e Brasil já foram vítimas do golpe com apoio de suas elites e mídias locais. continuar lendo

Boa noite a todos.

@Jorge, poderia nos falar mais sobre esse golpe? Seria um golpe político? Pergunto porque eu vi eleições diretas nesses países que você citou, então devo estar equivocado.

Poderia citar alguma fonte confiável para que eu a estude? continuar lendo

O Brasil, tem mais de 80 milhões de pessoas letradas, com títulos, inteligentes, capazes, honestas.
Mas o que faz o governo e todos os que até aqui foram governo ?:
Escolhem os piores, os mais safados, aqueles cujos padrinhos, tipo Sarneys da vida, indicam.
Fica assim: tem que ter QI (Qual foi o safado que Indicou)
A encrenca já começa na escolha dos candidatos dos partidos, os piores elementos.
Quanto pior, melhor. Assim o escolhido, quando eleito fará exatamente o que o dono do partido quer.
Esta indicação para Ministério do Trabalho, desta cidadã cheia de encrencas, inclusive com processos no proprio ministério, chega a doer.
Será possível que com os 80 milhoes honestos, o presidente não consiga colocar um, unzinho, em qualquer ministério ? continuar lendo

É tanto descaramento que dá até enjoo !!!! E a sociedade não reage !!! Agora, as arquibancadas dos sambódromos estarão lotadas, bem como as ruas estarão tomadas por blocos de carnaval !!!! continuar lendo

Parabéns ao juiz que determinou a suspensão. Esse país só vai pra frente se conseguirmos peneirar as pessoas que assumem o poder. Já está evidente que o não termos condições de fazermos isto nas urnas, então nossa esperança são os magistrados e defensores dos direitos indisponíveis, promotores públicos e assim por diante. continuar lendo

Exatamente! Mesmo assim vamos nos deparar com alguns vendidos no meio desses por vc catalogados. continuar lendo