Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

[Debate] Devemos liberar a compra e o porte de armas de fogo?

Escreva sua opinião nos comentários.

há 6 anos

Esse polêmico assunto vem repercutindo ferozmente em todas os canais midiáticos, além de ser, frequentemente, objeto de discussão entre familiares durante as refeições dominicais.

Muitos se questionam se a liberação da a compra e porte de armas auxiliaria, de alguma forma, com os índices de violência social, ou, por outro lado, se aumentaria os casos de homicídio e suicídio.

De fato, esse confronto de ideias não apresenta uma resposta célere e confortante. Todavia, devemos fomentar esse embate ideológico, a fim de evoluirmos como sociedade, proporcionando uma convivência mais agradável entre os cidadãos.

Autores como o ilustre, Benê Barbosa, responsável pela obra “Mentiram para mim sobre o desarmamento”, defendem uma linha de raciocínio interessante, a saber: No Estados Unidos, utilizando parâmetros de análise referentes à última década, nota-se que os números de violência despencaram, enquanto que a venda de armas de fogo subiu consideravelmente.

Nessa toada, percebe-se que países como Áustria, Suécia e Alemanha possuem taxas baixíssimas de homicídio, mesmo detendo um índice de trinta armas de fogo para cada cem habitantes.

Na contramão, defensores do discurso inverso, apontam que a maioria dos países considerados “pacíficos” proibiram armas para uso pessoal. A título exemplificativo, o Japão apresenta taxa de homicídios de 0,3 por 100 mil habitantes.

Frente aos argumentos retro expostos, resta comprovado que esse tema possui diversos meandros contraditórios. Vale pontuar que está em tramitação no Congresso Nacional um Projeto de Lei 3722 que aborda o tema em tela, possuindo, até mesmo, um próprio domínio virtual com as últimas informações legislativas.

Afinal de contas, qual é a sua opinião a respeito da liberação da compra e do porte de armas de fogo no Brasil?

Escreva sua opinião nos comentários.

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21723
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debate-devemos-liberar-a-compra-e-o-porte-de-armas-de-fogo/511578616

183 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dá vontade de escrever um livro e ofender até a ultima geração daqueles que encabeçaram essa armadilha para o povo brasileiro, que foi o desarmamento não aprovado pelo plebiscito. (essa é pra rir ou chorar)
Devolvam as vidas que foram levadas nesses anos todos. Morreram mais ou menos? Quem queria matar, deixou de faze-lo?
Que porcaria é essa de genética que me diz a todo momento que devo respeitar as leis?
Já passou da hora. Quero minha arma de volta e eu decido como quero morrer, já que o estado se mostrou incompetente e mal intencionado.
Nem vou falar mais. continuar lendo

O que assusta é morrerem mais pessoas (não apenas em número absolutos como proporcionalmente) por armas de fogo após essa ditadura desarmamentista, vulgo estatuto do desarmamento.
A ideia não era justamente reduzir? Qual o misterioso argumento que será usado como desculpa por esses lunáticos para tentar manter esse absurdo jurídico que impossibilita a legítima defesa do cidadão de bem? continuar lendo

Concordo com o nobre colega Eduardo Cereda. Ponderações cirúrgicas. continuar lendo

http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2013/MapaViolencia2013_armas.pdf continuar lendo

José Roberto estou com você e não abro.
Já passou da hora de devolver o direito da população continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos despendidos!

Cordialmente,

Equipe EBRADI. continuar lendo

Recomendo, se é que ainda não leu, o "Mentiram para mim sobre o desarmamento" de Bene Barbosa e Flavio Quintela. Muito bom! continuar lendo

Eu acho engraçado, é que quem não tem porte de arma, mesmo assim tem armas. Agora eu me pergunto: Adianta proibir o porte? continuar lendo

faço minhas as suas palavras. Bandidos não compram armas legalizadas. continuar lendo

@anacristinasg tu está confundindo posse com porte, não tem nada a ver uma coisa com a outra. continuar lendo

Não estou confundindo, não. continuar lendo

@anacristinasg então precisa se informar melhor acerca do tema. O CRAF, certificado de registro de arma de fogo, é concedido independentemente da autorização de porte, é uma etapa anterior. Ter arma significa ser possuidor de CRAF, ter a POSSE da arma, e só isso. Quem não tem porte pode ter arma, em tese, pois mesmo prenchendo os requisitos o delegado ainda pode dizer não ao cidadão. continuar lendo

É óbvio que sim. Todo cidadão apto psicologicamente, de conduta ilibada e com aptidão técnica atestada, deve ter o direito de legítima defesa devolvido. E o critério subjetivo autorizador deve ser varrido do mapa. Quem tem porte funcional não pode decidir o direito de viver ou morrer tentando salvaguardar sua vida, seus entes queridos e suas posses, dos outros cidadãos, que inclusive pagam o seu salário gordo.

Não basta o aumento vertiginoso na criminalidade desde a aprovação dessa lei fascista, aprovada na antevéspera de natal e sob vigência do mensalão; não basta 60 mil homicídios anuais; não basta o desrespeito ao referendo de 2005, onde 60 milhões de brasileiros disseram SIM ÀS ARMAS?

O que mais falta para entenderem que bandido nunca vai entregar suas armas e que quem se dispõe ao Estado e paga altas taxas não quer arma para delinquir? continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos discorridos!

Cordialmente,

Equipe EBRADI. continuar lendo

Com certeza a favor da liberação, cansada de ser e ver o povo refém de bandidos, delinquentes que por muitos são tachados de vitima da sociedade, não tem essa de "é o meio em que vive", quer prestar, presta!! Quero poder me defender já que o Estado não faz seu papel devidamente. continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos transcritos!

Cordialmente,

Equipe EBRADI. continuar lendo

Já passou da hora de devolver esse direito aos cidadãos de conduta ilibada. Porque os marginais sempre estiveram armados continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos externados!

Cordialmente,

Equipe EBRADI. continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos ... apontamentos, que m.erda é essa? continuar lendo