Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Pesquisa revela que 62% dos inquéritos de homicídio são arquivados em SP

Apenas 5% dos inquéritos foram julgados e tiveram uma sentença do júri

há 7 anos

Após uma análise minuciosa, denominada “Fluxo da Impunidade”, realizada pelo Instituto Sou da Paz, constatou-se que 62% dos 149 inquéritos de homicídio foram arquivados.

O estudo possui como objeto todos os casos que envolveram homicídios e tiverem seus respectivos inquéritos instalados nas redondezas do Estado de São Paulo, entre 2009 e 2016, cujo resultado foi, obviamente, o arquivamento.

O levantamento revela uma mácula social terrível, a sensação de impunidade. Segundo o Ministério Público, a falta de evidências e provas consistentes que comprovem a autoria dos crimes acaba por impossibilitar a feitura da ação penal e, consequentemente, culminando com o arquivamento dos casos.

Vale pontuar que apenas 5% dos inquéritos foram julgados e tiveram uma sentença do júri, demonstrando um cenário preocupante.

Por outro lado, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirma que as investigações seguem todos os parâmetros legais e que nesse período houve uma redução de 76% dos homicídios dolosos em São Paulo se comparado com o ano de 2001, data do início das estatísticas.

Fonte: G1

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações859
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisa-revela-que-62-dos-inqueritos-de-homicidio-sao-arquivados-em-sp/509884533

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

As perícias não são realizadas, ou quando são feitas são MAL feitas. Não há pessoal suficiente, portanto, a impunidade é consequência. Quando a gente olha esses filmes de investigação policial, dá vontade de chorar, porque aqui, no Brasil, não se chega nem aos pés de outros países. Vergonha total. No RS, o governador quer PRIVATIZAR o Instituto de Perícias. Chegou-se ao exagero da privatização, demonizando-se todos os órgãos públicos, como se a "iniciativa privada" fosse uma maravilha. Isso é uma baita mentira!!! Esses políticos são totalmente ignorantes no assunto, mas insistem em fazer o que querem. Não restará pedra sobre pedra. continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos despendidos!

Cordialmente,

Equipe EBRADI. continuar lendo

Dá muito trabalho investigar então, se não tem quem reclame... continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos demonstrados!

Cordialmente,

Equipe EBRADI. continuar lendo

Infelizmente isso não é novidade, e ainda há quem acredite que existe mais bandidos presos do que solto, eu duvido muito disso, não é o que vejo aqui fora...

Isso é mais um "benefício" que a criminalidade tem, saber que dificilmente será investigado o caso, então, é compensador, uma porcentagem pequena de ser pego com uma grande vantagem em praticar ilícitos.

Esse é o nosso Brasil, justiça para os marginais, injustiça para o povo, direito para marginais, sem direitos para o povo (estão apenas no papel). continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos retratados!

Cordialmente,

Equipe EBRADI. continuar lendo

Não tive acesso aos dados, mas esse dado apesar de preocupante, não me espanta. Acredito que a grande maioria dos homicídios no Brasil são retratos do tráfico de drogas, do crime organizado, enfim. Nestes casos, além de tais delitos serem "muito bem realizados", não há qualquer comoção social para uma efetiva investigação, o que faz com que sejam deixados de lado impulsionando esta estatística.

No mais, os homicídios atualmente que levam comoção social se resumem aos crimes passionais, feminicídio e/ou de vez em quando uma briga de trânsito ou entre vizinhos. continuar lendo

Agradecemos pelos apontamentos!

Cordialmente,

Equipe EBRADI. continuar lendo