Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Censura? Artistas protestam após polêmica com as exposições Queermuseu e La Betê

A hashtag "342artes" circula pelas redes sociais como forma de protesto.

há 7 anos

Grande parte da categoria de profissionais que lida diretamente e indiretamente com a Arte, demostrou sua indignação após consecutivos atos administrativos que determinaram o cancelamento de determinadas exposições artísticas ao público em geral.

Vale salientar que a hashtag "342artes" circula pelas redes sociais como forma de protesto. Dentre os diversos vídeos divulgados, a renomada artista, Fernanda Montenegro, posicionou-se frente à grande nuvem de discussões, pontuando:

"Tudo é cultura, inclusive a cultura de repressão. Mas só há um tipo de cultura que realmente constrói um país: é a cultura da liberdade. A cultura liberta cria a alma de uma nação. Nessa nossa luta de sobrevivência cultural, peço aos poucos e honestos políticos que ainda existem, que se posicionem. Saiam, por favor desse silencio acovardado. Do contrário, nem a pele desses políticos vai se salvar"

Neste último final de semana, a exposição do artista plástico, Pedro Moraleida, localizada em Belo Horizonte - Minas Gerais, sofreu inúmeras críticas referentes ao teor de suas obras.

Não obstante, um grupo de religiosos afirmou que as obras incentivam a pornografia e a pedofilia. Insta salientar que o Palácio de Artes, responsável pela segurança e entrada do público, esclareceu que a exposição é destinada a maiores de 18 anos.

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2880
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1333
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/censura-artistas-protestam-apos-polemica-com-as-exposicoes-queermuseu-e-la-bete/507872432

72 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Um ponto de reflexão, já que as discussões estão partindo para o campo do religioso, apesar de eu não ser e, ainda assim, discordar da presença da criança ... assim como também defendo a faixa etária na TV ... mas lembro do caso do Cristo transsexual na parada gay.

Disseram ser liberdade de expressão, mas o quanto estamos vendo hoje de acusações de homofobia em quem questiona os valores LGBTQ (isso, agora tem um Q de queers)?

Se alguém fizer uma exposição da mesma forma que atacam os valores e símbolos religiosos, atacando os que defendem LGBTQ's, será que os artistas também dirão que é liberdade de expressão?

Parece-me mais um capítulo do "a meu favor pode, contra mim não pode".

Basta ver o ataque de LGBT (na época não tinha o Q) e feministas às marchinhas de carnaval, aos programas de humor (pobre Costinha se estivesse vivo). Mesma polêmica o grito "ôôô bicha !!!" no futebol. Se fosse "ôôô macho" seria machismo ... pra eles deveria ser "ôôô indefinido". continuar lendo

Exato, lei da conveniência. continuar lendo

Armpit,

É impressionante ver alguém dizer que os defensores da liberdade sexual não são atacados da mesma forma (no mínimo) que as imagens religiosas são "atacadas".
Justamente porque os ataques aos homossexuais vem das religiões.

No mínimo, você precisa considerar que o sarcasmo religioso usado pelos homossexuais é uma RESPOSTA.
Porque você não vê figuras de Darwin ou Barak Obama vestindo um collant rosa-choque nas passeatas gays? Porque não significariam nada.
Mas você verá caricaturas como essas de Donald Trump, Marco Feliciano e Jesus.
Não é evidente o motivo? continuar lendo

John Doe,

E cadê os "Maomé Travesti" se na religião islâmica é pena de morte para gays e todo dia tem um gay sendo jogado de prédios?

"Lei da conveniência" [2] continuar lendo

Nobres colegas, se adotarmos a vertente deste protesto dos artistas e das celebridades, daqui algum tempo, expor o membro genital em público, ejacular em mulheres em ônibus ou em qualquer ambiente público ou não, será liberdade de expressão. Lamentavelmente, os valores morais estão se perdendo no tempo, estamos presenciando a insurgência de uma onda anárquica da mitigação dos valores morais e do respeito ao próximo, principalmente, em face das crianças na tentativa de furtarem sua fase de inocência. Quem desejar ir a este tipo de exposição que vá, mas não exponham ou submetam as crianças a este tipo de agressão a sua inocência advinda desta arte tétrica de exposição do corpo humano, tudo deve vir ao seu tempo, seguindo a escala natural do desenvolvimento humano. Ademais, chacotar de símbolos religiosos e de figuras religiosas, não é arte e muito menos liberdade de expressão. continuar lendo

John Doe,

Religiões sempre foram contestadas, porém não fazem 0,1% do mimimi daqueles que se autodenominaram "os intocáveis".

As religiões pregam dentro das suas igrejas ou templos, elas têm o direito de pregar seus dogmas ... umas extrapolam? existe via judicial pra isso ... mas não lembro de uma exposição de arte atacando homossexuais em museu renomado.

Se a IURD, Batista ou Assembleia, ou mesmo a Católica, pagarem para artistas fazerem estatuas, desenhos e pinturas ridicularizando os homossexuais, como estes estão ridicularizando a imagem de Jesus Cristo, garanto a você que não dirão que é liberdade de expressão e sim perseguição, opressão, repressão, fascismo, neonazismo ... e outros jargões da moda.

Hoje em dia se vê pessoas contestando que um bebê que nasceu com todos os órgão reprodutores femininos seja do sexo feminino (o mesmo no caso do homem). continuar lendo

@armpitlover

"Religiões sempre foram contestadas, porém não fazem 0,1% do mimimi daqueles que se autodenominaram"os intocáveis"."

Então você não conhece o mínimo de história.

Mas fiquemos no tempo presente.
Eu próprio, aqui mesmo no Jusbrasil, sofro ataques diariamente.
Há muitas décadas eu discuto e trato de religião e ateísmo em vários contextos.
Já sofri e continuo sofrendo ameaças diversas de crentes. Sérias ameaças. Agressões verbais e físicas. Tive grandes prejuízos por conta desse meu posicionamento. Prejuízos que atingiram não apenas a mim, mas também minha família.

E eu sou "apenas" ateu.
Com homossexuais é muito pior. São tratados como lixo.
Eles APANHAM dos crentes, que acham isso "bem feito".
Crianças e adolescentes recebem surras, castigos e tortura dos seus próprios pais.
São levados à força para igrejas, onde são torturados física e mentalmente pelos "missionários/apóstolos/sacerdotes/bispos/etc".
São expulsos de casa. São indesejados nas empresas. São considerados aberrações.

E quanto a ridicularizar os homossexuais, só cego não vê que isso é cotidiano. Não precisa de "exposição de arte".
Grande parte das piadas de qualquer show de humor envole ridicularizar os homossexuais.
Existem humoristas que só fazem papel de homossexual (ridículo).
As drag queens, caso não tenha percebido, na maioria são o homossexuais ridicularizando a eles próprios.

Só os religiosos são intolerantes. Até com eles próprios. continuar lendo

Armpit lover, disse tudo, é dessa forma. continuar lendo

John Doe,

Dizer que foi importunado e teve prejuízos pelo seu comportamento como ateu, nos poupe de choros. Já trabalhei com magistrados e políticos corruptos, posicionei-me contrário a eles e paguei caro por isso ... inclusive com ameaça de morte cara a cara ... qualquer um que tome atitudes agradará a uns e não a outros e sempre haverá um preço. Quer final feliz para tudo e para todos? Nem em estória, quem dirá no mundo real.

"Eles APANHAM dos crentes, que acham isso"bem feito"." ... conheço dezenas de crentes que nunca encostaram um dedo em um homossexual. Aliás, homossexuais também cometem crimes e agressões. Para bater em homossexual não é preciso seguir religião. Até homossexuais brigam entre si. Você fala como se crentes fossem uma turma de linchadores ... lamentável, mas típico do vitimismo atual.

"São levados à força para igrejas, onde são torturados física e mentalmente pelos"missionários/apóstolos/sacerdotes/bispos/etc"." ... podem existir quem os faça, mas, mais uma vez, trata-se de caso isolado ... moro cercado de igrejas e nunca vi ninguém sendo arrastado aqui.

Assim como também existem homossexuais que assediam e molestam crianças e isso não fará de todos pederastas, então nos poupe deste choro generalista.

Pelo visto, como não teve exemplos para dar, apelou para ridicularizações cotidianas. Quem nunca recebeu um apelido? Ou foi alvo de brincadeira de mau gosto? Só quem vive numa bolha. E o simples fato de se sentir agredido não lhes dá o direito que agredir ... não há amparo para este tipo de autotutela ... procure o Judiciário.

Quando se ataca uma religião não se ataca apenas o membro infrator, ataca-se a todos, inclusive os que repeitam o próximo. continuar lendo

Intolerância não é liberdade de expressão. continuar lendo

Armpit,

Você ter sido hostilizado por políticos não tem NADA a ver com o assunto.

A questão das agressões é a MOTIVAÇÃO.
E a MOTIVAÇÃO É RELIGIOSA.
Motivação discriminatória e ignorante.

De qualquer forma, a história mostra que a sociedade continuará evoluindo, apesar das religiões e dos imbecis. continuar lendo

Qual é a diferença do nu artístico, para o peladão! Tudo está na mesma linha do sem roupa. E sem roupa, sendo artístico ou não, fere o princípio básico da família, existe muita besteira em cima disso, é lamentável, tudo isso, triste, do jeito que as coisas estão, daqui a pouco, todo mundo vai estar andando pela rua pelado e, vão falar que é nu artístico. Temos que ter vergonha na cara, o Brasil não tem essa desenvoltura, vivem ejaculando na cara dos outros, e tão colocando essas pessoas na cadeia, daqui a pouco, vão falar que ejaculação também é artístico... acorda Brasil... continuar lendo

Uma mulher usou próteses de pênis em cada seio e ficou fingindo que estaria amamentando um bebê com o pênis que seria o peito (??), mas ela é uma "artista lacradora", então tá tudo certo. continuar lendo

Não quer que sua família veja isso? Não và à apresentação, ninguém está te obrigando. continuar lendo

Essa baixaria tem que ser veemente repudiada, não se trata de censura, trata-se de respeitar as pessoas e de obedecer à lei. Essa putaria disfarçada de arte não pode continuar, ainda mais financiada com dinheiro público. Nosso amigo Armpit foi muito bem em sua colocação. continuar lendo

Eu tento encontrar um termo ponderado aplicável pra essa questão, mas creio que putaria disfarçada de arte acaba sendo bem mais objetivo.. continuar lendo

nenhuma liberdade é total, a maioria do povo brasileiro é contra crianças atuando com homem ou homens nus e arte tendenciosa para usufruto e influenciamento - qualquer que seja- de crianças e a mim é isso que interessa e não a imposição de uma parcela pequena de "artistas"

a prova que esta gente só quer liberdade para suas ideologias e a recente campanha contra o ensino religioso
fazer o que querem, o resto vale censurar.... continuar lendo