Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Netflix e Spotify ficarão mais caros? Entenda o imposto sobre streaming

A reforma legislativa isentou do tributo livros, jornais e periódicos disponibilizados pela internet.

há 7 anos

No mês de dezembro do ano passado (2016), o atual presidente da República, Michel Temer, sancionou parcialmente o Projeto de Lei Complementar que amplia a lista de serviços que são tributados, com alíquota de 2%, pelo Imposto Sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal.

Em maio, o Congresso Nacional definiu que planos de saúde, empresas de cartão e de “leasing” deveriam recolher o ISS no local onde o serviço é realizado e não na cidade onde fica a sede da empresa, por exemplo.

Vale esclarecer que a reforma legislativa isentou do tributo livros, jornais e periódicos disponibilizados pela internet.

Diante disso, no dia 12 desse mês (setembro), o prefeito de São Paulo, João Doria, protocolou um projeto de lei que regulamenta a cobrança do ISS no município de São Paulo.

Pela proposta, o valor a ser cobrada é de 1,09% do faturamento da nota. Vale frisar que serviços de hospedagem de dados também serão tarifados, assim como a criação de programas de computador. Contudo, o texto não tem data para a votação.

O líder do governo na Câmara Municipal, Aurélio Nomura (PSDB), afirma que há outros projetos que são prioridade na Casa Legislativa, como o plano de privatizações de Doria, mas diz que tramitará o texto “o mais rápido possível”.

Alguns especialistas afirmaram que a ampliação da tributação permite aos municípios brasileiros uma extraordinária saída frente às dificuldades financeiras enfrentadas.

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4540
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/netflix-e-spotify-ficarao-mais-caros-entenda-o-imposto-sobre-streaming/501504398

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eba, mais impostos! Só é uma pena saber que esse dinheiro irá para o bolso dos políticos e não investido em benefício à população. continuar lendo

Só duas retificações:
1) a alíquota prevista no projeto de lei é de 2,9% (abaixo disso, ele estaria cometendo ato de improbidade administrativa);
2) A ampliação da tributação não vai "permitir aos municípios, em geral, uma saída frente às dificuldades", uma vez que o imposto será cobrado pelo município onde está estabelecido o prestador de serviço. No caso, acredito que o NETFLIX esteja em São Paulo;

De qualquer forma, os prefeitos são obrigados a cobrar por tal serviço para não incorrerem em ato de improbidade administrativa, conforme a LC 157/2016.
Art. 10-A. Constitui ato de improbidade administrativa qualquer ação ou omissão para conceder, aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário contrário ao que dispõem o caput e o § 1º do art. 8º-A da Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.

O pior disso tudo é saber que, mesmo pagando mais imposto, nada obteremos em retorno. continuar lendo

Mas e quando citado: "...deveriam recolher o ISS no local onde o serviço é realizado e não na cidade onde fica a sede da empresa, por exemplo."? continuar lendo

Os serviços de streaming estão abarcados pela regra geral, a qual afirma que o imposto seja devido no local do estabelecimento do prestador do serviço (art , LC 116). Porém, em alguns casos, a LC 116 estabeleceu algumas exceções a essa regra geral, visando uma melhor distribuição da receita do imposto aos municípios e também para minimizar o possível aumento do valor do serviço p/ cobrir despesas ocasionadas pelo "custo Brasil".
A citação que você disse, refere-se às recentes exceções advindas da LC 157 (planos de saúde, empresas de cartão e de “leasing”), em virtude da derrubada do veto imposto por Michel Temer. continuar lendo

Mais impostos para um Estado ineficiente, gerido por uma burocracia perdulária e incompetente e dirigido por políticos - salvo as exceções de praxe - semiletrados e corruptos. Haja... continuar lendo

Um absurdo! continuar lendo