Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

O Poder Judiciário pode limitar a extensão da defesa escrita?

Juíza do Trabalho determina que o réu reapresente contestação por considerar excessivo o número de laudas.

há 7 anos

A decisão da Juíza do Trabalho Elisangela Smolareck ganhou repercussão pela questão que levanta: pode o Poder Judiciário ingressar no âmbito de atuação da advocacia e limitar o seu exercício?

A Juíza da 5ª Vara do Trabalho de Brasília determinou que o advogado de empresa reclamada (Banco do Brasil) reapresentasse defesa inicialmente protocolada com 113 páginas em no máximo 30 páginas, alegando “desrespeito ao Poder Judiciário, tão abarrotado de processos (especialmente contra a empresa reclamada), em que o Juiz precisa ater-se aos elementos realmente necessários ao deslinde da lide”, “sob pena de incorrer em multa por ato atentatório da dignidade da Justiça, ora fixada em R$ 30 mil, sujeita a execução imediata”.

A Associação dos Advogados do Banco do Brasil emitiu nota de desagravo, alegando cerceamento de defesa, com amparo no art. , incisos II, XXXV, LIV, e LV da CF.

Note a referida decisão:

Diante disso, pergunta-se: a limitação do número de páginas da peça defensiva é dotada de licitude?

Confira o processo: 0000325-63.2017.5.10.0005

Fonte: Migalhas

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações893
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-poder-judiciario-pode-limitar-a-extensao-da-defesa-escrita/490241884

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)