Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Neymar no PSG: entenda as multas devidas dessa possível transferência

Compreenda as diferenças entre as multas compensatórias e moratórias.

há 7 anos

Segundo o site de notícias esportivas, Esporte Interativo, ​o clube francês, Paris Saint-Germain, está prestes a anunciar a contratação de Neymar Jr.

Na manhã desta segunda-feira (18/07), já haviam surgido rumores sobre a transferência. A imprensa espanhola divulgou que o atacante estava infeliz no Barcelona e que o clube parisiense se mostrava disposto a pagar a rescisão.


O clube francês pretende pagar a multa rescisória de 222 milhões de euros (R$ 809 milhões) ao Barcelona, fazendo o anúncio oficial em até duas semanas.

O caso em tela faz com que retomemos alguns conceitos ensinados pelos queridíssimos professores civilistas.

Afinal de contas, qual é a diferença entre as multas compensatórias e as moratórias?

Antes de diferenciarmos essas duas categorias, é essencial analisarmos o macro da questão.

As multas penais, como as compensatórias e as moratórias, representam sanções penais de caráter civil, fiscal ou administrativo, sendo pecuniária ou não, proveniente de infrações previstas em leis e em acordos.

Nos contratos, a cláusula penal é também conhecida como multa convencional ou sanção civil que se impõe à parte que não cumprir a obrigação contratual na sua totalidade ou por descumprimento parcial de alguma de suas cláusulas especiais ou ainda simplesmente retardar o seu cumprimento.

O objetivo das cláusulas penais é assegurar que ao menos parte dos prejuízos sejam recompostos caso uma das partes não cumpra o contrato.

Após discorrido o conceito macro, é o momento de delimitarmos os conceitos das multas compensatórias e das multas moratórias, a saber:

a) Compensatória: É a multa gerada pelo descumprimento total ou parcial de obrigações previstas em leis ou contratos, e outra na hipótese de mora, ou seja, de atraso.

b) Multa moratória: É a multa aplicada para os casos de inadimplemento, em que há atraso no cumprimento de determinada obrigação.

Frente ao exposto, resta evidenciado que as principais vantagens das cláusulas penais é aumentar a possibilidade do cumprimento contratual, já que o devedor teme que o valor da prestação aumente pelo acréscimo da multa, e facilitar o recebimento da indenização em caso de descumprimento.

Fonte: CNJ

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2793
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/neymar-no-psg-entenda-as-multas-devidas-dessa-possivel-transferencia/478978220

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezado, excelente texto, simples e incisivo. Para fomentar o tema, as cláusulas penais também devem observar o princípio da boa fé contratual, correto? Sendo assim, tais punições deveriam ser adequadas e proporcionais ao possível no caso de descumprimento, correto? Não me parece certo um contrato que estabeleça cláusulas penais totalmente desproporcionais ao perigo inerente ao descumprimento. Qual é a opinião do Doutor? Obrigado continuar lendo

😔 continuar lendo

excelente, tudo dentro da lei, continuar lendo

Cumpra-se é lei!!! continuar lendo