Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Pedido de cassação de Aécio Neves é arquivado definitivamente

O Conselho de Ética do Senado Federal votou pelo arquivamento definitivo do pedido de cassação de Aécio Neves.

há 7 anos

Depois de ter seu mandato restabelecido por decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF) (entenda aqui), o Senador Aécio Neves experimentou nova vitória, nesta quinta-feira, 06 de julho de 2017, pois o Conselho de Ética do Senado decidiu, por 11 votos a favor e 4 contra, não dar prosseguimento à representação apresentada pelo PSOL e pela Rede, na qual se intentava a cassação do mandato do Senador com base nas denúncias envolvendo seu nome nos casos de corrupção que estão imergidos os executivos da JBS.

Pedido de cassao de Acio Neves arquivado definitivamente

Segundo o site do próprio Senado Federal, “O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar tem como atribuição a observância das prescrições contidas na Constituição Federal, no Regimento Interno e no Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal.

O órgão foi criado pela Resolução nº 20, de 1993, a mesma que instituiu o Código de Ética e Decoro Parlamentar da casa. Segundo a Resolução, compete ao Conselho de Ética zelar pela observância dos preceitos do Código e do Regimento Interno, atuando no sentido da preservação da dignidade do mandato parlamentar no Senado Federal.

É o Conselho de Ética que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra Senador, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do exercício do mandato e perda do mandato.

O Conselho é constituído por quinze membros titulares e igual número de suplentes, eleitos para mandato de dois anos, observado, quanto possível, o princípio da proporcionalidade partidária e o rodízio entre Partidos Políticos ou Blocos Parlamentares não representados, devendo suas decisões ser tomadas ostensivamente”.

Alegava-se, como fundamento à cassação, que Aécio Neves teria solicitado o valor de 2 milhões ao empresário Joesley Batista para que pudesse pagar as despesas despendidas com advogados na Operação Lava Jato.

De tal modo, com o julgamento desfavorável do recurso que buscava derrubar a primeira decisão de arquivamento, Aécio Neves não mais se preocupa com o procedimento de cassação de seu mandato.

Pedido de cassao de Acio Neves arquivado definitivamente

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações647
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedido-de-cassacao-de-aecio-neves-e-arquivado-definitivamente/475694482

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Conselho do que?
Onde ?
Bem, ele pode até ter sido beneficiado por seus amigos mas o Brasil inteiro já sabe quem ele é. continuar lendo

Esse Conselho do Senado deveria mudar de nome. Seria melhor passar a se chamar "Conselho Antiético". Depois de tudo que foi divulgado arquivar o pedido de cassação do senador desbocado e corrupto é mais um escárnio à população. É preciso divulgar o nome dos membros desse Conselho que votaram pelo arquivamento, para serem amplamente divulgados por ocasião das próximas eleições, a fim de serem defenestrados da vida pública.. continuar lendo

Ricardo:
O cerne do problema está exatamente aí.
Eles confiam cegamente no desleixo e na falta de memória do eleitor.
Meia duzia de palavras estudadas pelos marketeiros e pronto. Eleição garantida. continuar lendo

que vergonha continuar lendo

Independente de partidos e posições políticas, vamos agradecer à Assembléia Constituinte, que fez esse livrinho de piadas chamado de Constituição Federal de 1988.
O Regime Militar terminou, e todos os que entraram pegaram o seu pedacinho do dinheiro público. E o povo continua na miséria...
Ministros do STF indicados, Ministros do TSE indicados, PGR indicado... E assim o parlamento é blindado.
E nada acontece... continuar lendo

O Dia da Pizza é só em 10 de Julho, mas a corja de Brasília já está comemorando...
Pra quê esperar, não é mesmo?! continuar lendo