Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Aécio Neves: o retorno ao Senado

O senador Aécio Neves possui legitimidade para continuar em um dos postos mais importantes do país?

há 7 anos

Hoje (04/07), por volta das 14h, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) retornou ao Senado Federal, após retomar o seu mandato parlamentar no dia 30 de junho, para participar da reunião da bancada com o presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Aécio reestabeleceu seu posto graças a decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF). Vale ressaltar que essa decisão é passível de recurso – nominado agravo interno - por parte Procuradoria-Geral da República, responsável pela propositura da ação em face do senador, que culminou na cassação do seu mandato.

Acio Neves o retorno ao Senado

Após a decisão, o senador emitiu o seguinte comunicado, de acordo com o site do senador federal, a saber:

"Recebo com absoluta serenidade a decisão do Ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, da mesma forma como acatei de forma resignada e respeitosa a decisão anterior. Sempre acreditei na Justiça do meu país e seguirei no exercício do mandato que me foi conferido por mais de 7 milhões de mineiros, com a seriedade e a determinação que jamais me faltaram em 32 anos de vida pública."

Insta observar que o recurso será apreciado pela Primeira Turma do STF, composta pelos digníssimos Ministro Marco Aurélio (Presidente), Ministro Luiz Fux, Ministra Rosa Weber, Ministro Luís Roberto Barroso e o Ministro Alexandre de Moraes.

A reunião marcada para esta tarde, definirá a situação de Aécio no comando do partido. O parlamentar quer ganhar tempo até passar a votação do recurso pedindo a cassação de seu mandato no Conselho de Ética do Senado, e a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, na Câmara, para que a decisão seja tomada.

O momento é propício para realizarmos a seguinte indagação:

Mesmo depois desses graves indícios de ilicitudes reveladas nos últimos casos envolvendo a poderosa J&F, o senador Aécio Neves possui legitimidade para continuar em um dos postos mais importantes do país?

Acio Neves o retorno ao Senado

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações493
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aecio-neves-o-retorno-ao-senado/474751942

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Aécio foi reconduzido ao Senado pelo ministro Marco Aurélio Mello do STF, apesar de a Polícia Federal ter apresentado o registro de uma conversa telefônica entre o senador mineiro e o também ministro da Corte, Gilmar Mendes. Aécio e Gilmar combinavam articulações junto a outro membro do Senado – o senador Flexa Ribeiro, objetivando agilizar a tramitação do projeto de lei que agrava as punições para autoridades que cometem abuso. A gravação foi realizada dentro da denominada Operação Patmos, a qual buscava descobrir endereços e pessoas no Rio, em Brasília e em Belo Horizonte ligadas a Aécio.

Com relação ao ministro Gilmar Mendes, restou mais do que claro que ele está a advogar para o establishment, especialmente para o PSDB, partido que, a sua vez, está empenhado na salvação de Aécio. O ministro Marco Aurélio, entretanto, surpreende com uma decisão na contramão do enredo, na medida em que Gilmar Mendes chegou a pedir a cabeça de Marco Aurélio por ocasião da liminar concedida por este para afastar Renan Calheiros da presidência do Senado. Marco Aurélio, entretanto, ao tecer em sua decisão elogios a Aécio, demonstra-se sensível a pressões políticas, porque a sociedade, depois de tudo que foi divulgado na delação de Joesley Batista e do executivo da J & S Ricardo Saud, dele discorda não sem razão.

O STF parece não entender que os fatos têm mais força do que teses pseudo-jurídicas, bem como discursos falaciosos e enfadonhos. Parece não entender, de igual sorte, que com os meios de comunicação disponíveis hoje em dia, não existe melhor juiz do que uma opinião pública bem informada. Isto, decerto, haverá de ser compreendido nas eleições de 2018. Até lá, teremos que conviver e aturar tais contradições. Segue o link para quem quiser ver o diálogo entre Aécio e Gilmar Mendes.

https://www.youtube.com/watch?v=HoXkFhzhgsQ continuar lendo

"O ministro Marco Aurélio, entretanto, surpreende com uma decisão na contramão do enredo, na medida em que Gilmar Mendes chegou a pedir a cabeça de Marco Aurélio por ocasião da liminar concedida por este para afastar Renan Calheiros da presidência do Senado."

Acredito que isso seja jogada deles para dizer que um não tem nada a ver com o outro. Isso é muito visto nas duas casas legislativas, principalmente na Câmara dos Deputados. continuar lendo

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse, no primeiro discurso na tribuna do Senado após reassumir o seu mandato, que viveu “dias tormentosos”.

Ora, verdade seja dita! é o Brasil que está vivendo dias tormentosos. Infelizmente, o STF não esteve ao lado do povo Brasileiro,permitiu que o sistema da cleptocracia "uma mão lava a outra" continue.

Como outrora já disse Ulysses Guimarães_ o construtor da CF/88_ "a corrupção é o cupim da República". continuar lendo

Quando faltam princípios, moral e ética as oportunidades sempre aparecem, ou são fabricadas. continuar lendo

Ultimamente ver ou ler notícias está fazendo mal á saúde causando nervosismo extremo com essa República Federativa da Corrupção! continuar lendo