Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Maluf é condenado a mais de 7 anos de prisão e perderá o cargo de deputado federal

O deputado federal Paulo Maluf é condenado à pena reclusão, consequente perda do cargo e mais de 1,3 milhão em multa

há 7 anos

Nesta terça-feira, 23/05/2017, a primeira turma do STF concluiu o julgamento do processo criminal por lavagem de dinheiro que tinha como réu o atual deputado federal Paulo Maluf.

Maluf foi condenado, por 4 votos a 1, à pena privativa de liberdade de 7 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão em regime fechado, de modo que, diante da incompatibilidade do regime de cumprimento da pena com a função exercida pelo apenado, deverá a Mesa da Câmara ser notificada para que seja declarada a perda do cargo.

Maluf condenado a mais de 7 anos de priso e perder o cargo de deputado federal

A perda do cargo de deputado federal segue a mesma posição adotada pelo STF quando do julgamento do ex-deputado Paulo Feijó (PR-RJ), na ocasião restou decido por unanimidade a perda do mandato com base no artigo 55, inciso III, da Carta Maior, que estabelece tal punição ao parlamentar que, em cada sessão legislativa, faltar a um terço das sessões ordinárias, a perda do mandato nesse caso deve ser automaticamente declarada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputas.

Além disso, Maluf foi condenado à pena cumulativa de multa no montante de 248 dias-multa, sendo cada dia multa fixado em cinco salários mínimos vigentes à época do delito, valor este multiplicado por três diante da condição financeira do apenado, bem como restou declarada a perda dos bens objeto de lavagem de dinheiro.

Por fim, importa mencionar que o acórdão ainda será publicado, ocasião na qual a defesa terá prazo para recorrer da decisão.

Maluf condenado a mais de 7 anos de priso e perder o cargo de deputado federal

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1224
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maluf-e-condenado-a-mais-de-7-anos-de-prisao-e-perdera-o-cargo-de-deputado-federal/461638052

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu imaginava que esse dia nunca chegaria... é o fim dos tempos... continuar lendo

Exatamente o que eu ia comentar, @carloslopes319452
"pena privativa de liberdade de 7 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão em regime fechado"...
Oremos. continuar lendo

Impressionante:
Estes caras demoraram tanto tempo, mas tanto tempo para julgar, que por pouco o processo não é arquivado pela morte do cidadão.
Pior: condenaram a 7 (sete) anos. numero do azar. Será que ele vive para cumprir a pena ? continuar lendo

Lamentável.

Não a sua prisão, a comprovação de que, protelação, influência política, funciona muito bem no Brasil.
Não me venham com essas de recursos, que ele tem seus direitos, são fatos provados, mas com a bendita IMUNIDADE Parlamentar e influências, o processo se arrasta por anos.
Vai ficar preso??? Vai devolver todo o dinheiro com juros de bancos ???
Com certeza não, alguém duvida... continuar lendo

Em nosso país, vem se sustentando que o crime vale a pena, em face da demora da aplicação de uma legislação fraca e tempo para condenar o infrator. Por tudo isto que tornou sistêmica a corrupção e o roubo como vimos na rede televisiva. As penas são brandas desde que faça o infrator uma delação. A meu ver prisão domiciliar não é pena, porque se assim fosse todos nós estaríamos em prisão domiciliar pois não podemos mais sair de nossa casa, porque estamos sujeito à morte em qualquer esquina. Pelo visto conforme certas delações efetuadas por alguns, chegaremos ao dia que certo homicida chegará a delegacia de polícia e poderá efetuar uma delação premiada, informando que matou 10 pessoas e sair pela porta da frente, e ter e seguida decretada a sua prisão domiciliar e/ou serviço comunitário. continuar lendo

Não vai passar nem perto da cadeia. Se um dia isso realmente puder vir a acontecer, o nobre parlamentar vai ficar subitamente doente, como ocorre hodiernamente no falido sistema penal brasileiro. continuar lendo