Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Alexandre de Moraes a um pé de se tornar ministro do STF

Entenda quem é Alexandre de Moraes e o trâmite para sua posse

há 7 anos

Alexandre de Moraes - ministro da Justiça nomeado por Michel Temer e agora licenciado do cargo, em razão de sua indicação, pelo mesmo presidente, para compor a Suprema Corte – obteve doutorado pela USP, instituição na qual também leciona Direito Constitucional.

Alexandre de Moraes a um p de se tornar ministro do STF

Foi promotor de Justiça em São Paulo, assessor do Procurador-Geral de Justiça e Primeiro-Secretário da Associação Paulista do Ministério Público, Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, integrante do Conselho Nacional de Justiça, Secretário Municipal de Transportes de São Paulo e, como já mencionado, Ministro da Justiça.

Alexandre de Moraes teve sua indicação, em razão da vaga deixa por Teori Zavascki. Todavia, paira desconfiança acerca de seu nome para compor a Suprema Corte, pois apesar de estar dentro da idade constitucionalmente exigida (entre 35 e 65 anos); ser brasileiro nato; estar em pleno gozo de seus direitos políticos e possuir notável saber jurídico, muito se questiona acerca de sua imparcialidade para compor a Suprema Corte, haja vista sua proximidade com o governo Temer e com pessoas ligadas ao governo citadas nas delações da Operação Lava Jato, bem como sua filiação ao PSDB e proximidade com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Em pese as desconfianças, uma vez formalmente indicado pelo Presidente da República, Alexandre de Moraes aguarda, agora, a sabatina do Senado Federal, que precisa aprovar seu nome por maioria absoluta, nos termos do art. 101 do CF/88.

Alexandre de Moraes a um p de se tornar ministro do STF

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações693
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alexandre-de-moraes-a-um-pe-de-se-tornar-ministro-do-stf/426790678

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)