Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Empresa é condenada por fiscalizar os empregados através de câmeras

há 8 anos

Empresa condenada por fiscalizar os empregados atravs de cmeras

O juiz do trabalho, Daniel Souza de Nonohay, julgou procedente a Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho. A Ação foi ajuizada contra uma empresa de telemarketing do Rio Grande do Sul que instalou câmeras de vigilância em todas as suas dependências, com exceção dos banheiros.

A empresa reconheceu a existência das câmeras e argumentou que o monitoramento seria legal e pertinente à segurança dos trabalhadores e de terceiros. Embora o empregador tenha o direito de fiscalizar seus empregados, no caso em questão fica claro que a ré ultrapassou os limites da vigilância.

Ao decidir, o magistrado invocou o art. , inciso X da Constituição Federal, segundo o qual: “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

Com base no direito à privacidade e no abuso de direito, o juiz determinou a desativação das Câmeras instaladas no interior das dependências sob pena de multa diária no valor de 10.000,00 reais. Além disso, condenou a empresa do Rio Grande do Sul ao pagamento de R$ 5 milhões a título de dano moral coletivo.

“A sensação de estar sendo vigiado ativa mecanismos de defesa em nosso cérebro, que remontam à época primeva onde perceber o perigo nesta situação era o diferencial entre a vida e a morte. A parcela de seres humanos que chegou até os nossos dias, pela evolução das espécies, foi a que possui mecanismos de reação, tensão e estresse quando submetido a situações semelhantes.

Não há, também, como deixar de relembrar o surrado exemplo literário da obra 1984, de George Orwell, onde cada movimento podia ser acompanhado e fiscalizado, com a consequente supressão da intimidade e da sua irmã-siamesa, a individualidade”. Disse o magistrado ao sentenciar.

Fonte: RR 130800-11.2006.5.17.0131

http://www.conjur.com.br/2016-set-26/empresa-indenizar-periodo-empregado-nao-puder-trabalhar

Empresa condenada por fiscalizar os empregados atravs de cmeras

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2874
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3235
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-e-condenada-por-fiscalizar-os-empregados-atraves-de-cameras/388308060

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 8 anos

Lei de iniciativa parlamentar que prevê instalação de câmeras de segurança em escolas públicas é constitucional

Até que ponto é permitido a instalação de câmeras no ambiente de trabalho?

Laís Ramos, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Réplica Trabalhista

Posocco Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 6 anos

Implicação legal do uso de câmera de segurança privada

Anderson Damacena , Advogado
Notíciashá 3 anos

Mensagens e áudios de Whatsapp são prova para Justiça do Trabalho

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Porque será que o Ministério Público do Trabalho, não moveu ainda ação contra os restaurantes fast-food instalado em praça de alimentação dos shoppings? Qualquer "Zé roela" que olhar para uma loja do Giraffas, Macdonald, Bob's, e todas as outras, verá que as mesmas possuem monitoramento de cada centímetro quadrado, com gravação 24 horas e transmissão das imagens para os smartphones e gadgets dos proprietarios e gestores. É o mesmo quadro. continuar lendo

Na verdade, os funcionários que tem que mover a ação, que ai seria uma ação trabalhista. continuar lendo

Caro Fidel, peço vênia para discordar da sua resposta, haja a vista que a condenação se deu nos termos a seguir: (O juiz do trabalho, Daniel Souza de Nonohay, julgou procedente a Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho.) Assim sendo, o Ministério poderia ajuizar ação idêntica.
Sinta-se abraçado! continuar lendo

A empresa que trabalho além de ter câmeras na porta do banheiro e quarto que é usado como vestiário usa essas imagens para pressionar funcionários sobre atividades durante horário de trabalho pressionando até com advertência por causa das imagens isso é permitido? continuar lendo

Bom dia
Trabalho em um ambiente que é cercado de câmeras, primeiro que pra mexer no sistema de CFTV de segurança tem que ter o curso, mas tem funcionário que nem isso tem e monitora agente, cara é muito chato!
Fora que minha chefe fica usando as câmeras para ficar fiscalizando agente, apesar de ela cometer erros constantes, passamos por repetidos momentos de assédio moral e ameaças de punição.
A pessoa pode fazer isso?
Ficar usando as câmeras para nós fiscalizar e depois ficar nos ameaçando? continuar lendo